Alexanderplatz

Alexanderplatz

Alexanderplatz é considerada o centro de Berlim desde a Idade Média. Nessa praça começaram os protestos que dinamizaram a queda do Muro de Berlim.

Já na Idade Média, quando era conhecida como Ochsenmarkt ou “Mercado do Boi”, a Alexanderplatz era considerada o centro de Berlim. Atualmente Alex, como dizem muitos berlinenses, continua sendo um dos principais pontos de encontro da capital. 

Alexanderplatz durante a Guerra Fria

Embora no final da guerra a zona tenha ficado completamente destruída pelos bombardeios, durante as quase três décadas em que Berlim esteve dividida, Alexanderplatz foi o centro da Berlim Oriental.

Nos anos 1960, como parte do seu plano para reformar seu lado da cidade, a República Democrática Alemã ampliou a Alexanderplatz e fez dela uma zona de uso exclusivo de pedestres. Para demonstrar o poder do seu governo, em 1969 levantaram a Torre de Televisão de Berlim (Fernsehturm), que atualmente segue sendo uma das construções mais altas da Europa.

O acontecimento mais importante ocorrido na Alexanderplatz foram os protestos de 4 de novembro de 1989. Nesse dia, meio milhão de pessoas as manifestou contra o governo comunista. Cinco dias depois, em 9 de novembro, o governo anunciou a liberdade para atravessar o Muro de Berlim

Alexanderplatz atualmente

Embora a maioria das pessoas, ao chegar na Torre de Televisão, pense que a praça em que está é a Alexanderplatz, a verdade é que a praça “original” está atrás da torre, embora hoje em dia tudo seja considerado o mesmo.

Na praça original, além de alguns bares e do shopping Galeria Kaufhof, você deve procurar o Relógio Mundial, que mostra a hora de todas as cidades do mundo, e a Fonte da Amizade entre os Povos. Ambos os monumentos foram incluídos em 1969.

Na praça com jardins da parte oeste da torre, se destacam três interessantes monumentos: a Igreja Marienkirche, construída em 1380, a Fonte de Netuno e a Prefeitura Vermelha que, embora tenha sido usada pelo governo, recebeu esse nome pela cor de seus tijolos.

Da Alexanderplatz saem as grandes avenidas construídas durante a época comunista. Vale a pena destacar a Karl-Marx-Allee, uma ampla avenida onde é possível apreciar a arquitetura soviética.

Transporte

Metrô: Alexanderplatz, linhas U2, U5 e U8.
Trem: Alexanderplatz, linhas S5, S7, S9 e S75.
Ônibus: Alexanderplatz, linhas TXL, M48, 100, 200 e 248.
Bonde: M4, M5 e M6.