Potsdamer Platz

Potsdamer Platz

Potsdamer Platz, antigo coração de Berlim, é hoje uma das zonas mais modernas da cidade. Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa famosa praça, onde acontece anualmente a Berlinale.

Potsdamer Platz, uma das praças mais ruidosas de Berlim no passado, ficou arrasada durante a Segunda Guerra Mundial e dividida em duas pelo Muro de Berlim. Hoje em dia, a praça está completamente reformada e voltou a brilhar com o esplendor anterior à guerra

Olhando para o passado

A Potsdamer Platz foi o lugar de desenvolvimento de uma densa atividade comercial e cultural durante o século XIX e ainda se conservam alguns restos dessa evolução, como o primeiro semáforo de toda a Europa, que funcionava manualmente.

Depois da guerra e posterior construção do Muro, a destruída Potsdamer Platz se tornou um terreno vazio esquecido.

Foi depois da queda do muro de Berlim quando a praça se tornou uma atrativa área urbanizável que os arquitetos utilizaram para construir uma série de edifícios representativos da nova Berlim unificada.

Sobreviventes

Apenas um edifício dos que faziam parte da praça conseguiu sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Trata-se da Haus Huth (Alte Potsdamer Strasse número 5), uma construção de seis andares que suportou os bombardeios graças à sua estrutura de aço, algo revolucionário para sua época.

Na praça também se conservam alguns restos do luxuoso Grand Hotel Esplanade, do qual só se salvou 10% depois da II Guerra Mundial. Na entrada do Sony Center na Potsdamer Platz se pode ver parte da fachada do hotel e alguns quartos que representam o modo de vida da classe alta de Berlim antes da guerra.

Potsdamer Platz na atualidade

Embora ainda se conservem alguns restos do muro de recordação, a praça foi reconstruída recentemente para passar a fazer parte da Berlim moderna.

A oeste da praça, no Potsdamer District, estão dois importantes blocos arquitetônicos: Sony Center e Quartier Daimler Chrysler.

O Sony Center se caracteriza por sua enorme cúpula de cristal e aço iluminada com luzes que vão mudando de cor. Essa cúpula, obra de Helmut Jahn, serve de abrigo para vários berlinenses e turistas que se aglomeram em seus bares e restaurantes.

A zona Daimler Chrysler, atravessando a Potsdamer Strasse, é bastante menos turística e muito mais desconhecida. Se você entrar nela, encontrará jardins relaxantes.

Os fãs do mundo do cinema que conheçam o Festival de Cinema de Berlim ou Berlinale já devem saber que esse acontece na Potsdamer Platz.

Algumas recomendações

A praça está situada bastante perto do Portão de Brandemburgo e é muito interessante fazer esse percurso a pé, seguindo a brecha no chão que marca o caminho do Muro de Berlim.

Subindo em um dos edifícios mais altos de Potsdamer Platz, a Torre Kollhoff, de 25 andares e mais de 100 metros de altura, você pode ter uma das melhores vistas do centro de Berlim. A entrada do mirante, chamado Panoramapunkt, está na rua Alte Potsdamer Strasse.

Horário

Panorama Punkt
Durante o verão, das 10:00 às 20:00 horas.
Durante o inverno, das 10:00 às 18:00 horas.
Fechado no dia 24 de dezembro.
Nos dias 25 e 30 de dezembro, das 10:00 às 19:00 horas.
No dia 31 de dezembro, aberto das 10:00 às 22:00 horas.

Preço

Panorama Punkt
Adultos: 7,50€.
Estudantes: 6€.
Menores de 6 anos: grátis.

Transporte

Trem: Potsdamer Platz, linhas S1, S2 e S25.
Metrô: Potsdamer Platz, linha U2.