Portão de Brandemburgo

Portão de Brandeburgo, antiga porta de entrada de Berlim, se tornou um dos principales ícones da capital alemã e o símbolo do triunfo da paz sobre as armas.

O Portão de Brandemburgo (Brandemburger Tor) é uma das antigas portas de entrada de Berlim, além de um dos símbolos mais importantes da cidade. Em português, o nome mais usado é Portão de Brandemburgo, mas também é conhecido como Porta de Brademburgo.

Inaugurado em 1791 ao lado da Pariser Platz, o Portão de Brandemburgo é um símbolo do triunfo da paz sobre as armas

Trata-se de uma enorme construção de 26 metros de altura que, com seu estilo neoclássico, lembra as construções da Acrópolis de Atenas.

Em 1795, o monumento recebeu uma quadriga de cobre que representa a Deusa da Vitória em uma carruagem puxada por quatro cavalos em direção à cidade. A estátua que se pode ver hoje em dia é uma cópia feita em Berlim ocidental em 1969, já que a original foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora a porta tenha cinco entradas, desde a sua construção até 1918, a passagem central da porta só podia ser usada por membros da família real e alguns poucos afortunados.

Orgulho e drama

O Portão de Brandemburgo foi o cenário de muitos fatos históricos importantes e, sob os seus arcos, passaram membros da realeza, as tropas de Napoleão e alguns desfiles nazistas.

A tranquilidade do Portão de Brandemburgo terminou depois da chegada da Segunda Guerra Mundial, que provocou graves danos à estrutura e praticamente destruiu a quadriga.

Em 1956, os dois lados da cidade uniram forças para a reconstrução da porta. Foi em 1961, depois da construção do Muro de Berlim, quando a porta ficou abandonada, presa entre o leste e oeste, sem que praticamente ninguém tivesse acesso a ela.

Depois da reunificação da cidade, o Portão de Brandemburgo, depois de tantos momentos difíceis, finalmente recuperou o lugar que merece.

Brilhante sob o sol e iluminado à noite 

Tanto de dia quanto à noite, o Portão de Brandemburgo é um dos pontos mais importantes e agradáveis para ver Berlim. Os turistas se amontoam continuamente em frente ao seu majestoso semblante para fazer a fotografia mais representativa de sua viagem a Berlim.

O Portão de Brandemburgo está perto de outros lugares emblemáticos da cidade, como o edifício do Parlamento, Pariser Platz ou a Potsdamer Platz.

-publicidad-

Transporte

Metrô: Brandenburger Tor, linha U55.
Trem: Brandenburger Tor, linhas S1, S2 e S25.

Lugares próximos

Pariser Platz (103 m)
Monumento do Holocausto (267 m)
Parlamento Alemão de Berlim (288 m)
Potsdamer Platz (771 m)
Unter den Linden (909 m)