Pariser Platz

Pariser Platz

Situada ao lado do Portão de Brandenburgo, no final da Avenida Unter den Linden, Pariser Platz (Praça de Paris), uma das principais praças de Berlim e um dos lugares mais transitados da capital alemã. 

Situada ao lado do Portão de Brandemburgo, no final da Avenida Unter den Linden, a Pariser Platz é uma das principais praças de Berlim. 

Voltando no tempo 

Conhecida até 1914 como Viereck (a praça), depois da queda das tropas napoleônicas, passou a se chamar Praça de Paris. Era a maior praça de Berlim, pela qual desfilaram as tropas vitoriosas desde os Hohenzollern até a República Democrática Alemã.

Durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, os edifícios da praça foram destruídos pelos bombardeios, ficando em pé apenas o Portão de Brandemburgo.

Depois da guerra, chegou a construção do Muro de Berlim, que terminou destruindo completamente a praça, deixando que se tornasse parte da zona da morte atrás do muro.

Em 1990, depois da unificação, a Praça de Paris foi reconstruída, assim como o prestigioso Hotel Adlon, formando um perfeito conjunto arquitetônico que acompanha o Portão de Brandemburgo. 

A Praça de Paris hoje

Tanto de dia quanto à noite, a Pariser Platz é um dos lugares mais transitados de Berlim, já que oferece os melhores ângulos para tirar fotos do Portão de Brandemburgo, um dos principais símbolos da cidade.

Transporte

Metrô: Brandenburger Tor, linha U55.
Trem: Brandenburger Tor, linhas S1, S2 e S25.