Bebelplatz

No extremo sul de Unter den Linden está a Bebelplatz, tristemente conhecida por ter sido onde aconteceu A Queimada de Livros de 1933. Aqui encontraremos a Ópera Estatal e a igreja Católica Romana más antiga da Alemanha.

A Praça Bebel (Bebelplatz), antes chamada Opernplatz, está situada do lado sul da Avenida Unter den Linden, a principal via de Berlim. 

A Queima de Livros

A praça é conhecida devido aos acontecimentos ocorridos na noite de 10 de maio de 1933, quando foi o cenário de uma grande fogueira na qual foram queimados milhares de livros de alguns autores censurados pelos nazis, como Karl Marx, Heinrich Heine ou Sigmund Freud.

Acaba sendo chamativa uma frase publicada em um livro de Heinrich Hein escrito em 1817 (200 anos atrás), na qual ele diz: “Onde quer que livros sejam queimados, os homens serão também, eventualmente, queimados”.

No centro da praça podemos ver uma lousa de vidro que cobre uma estante vazia, um monumento em memória à queima de livros de 1933. O tamanho da estante é o que deviam ocupar os livros queimados naquela trágica noite.

Edifícios da Bebelplatz

A Bebelplatz está rodeada de magníficos edifícios: a leste da praça podemos ver o belo edifício da Ópera de Berlim, do lado oeste estão os edifícios da Universidade Humboldt e no sul está a Catedral de Santa Edwiges, a igreja católica romana mais antiga da cidade. 

Transporte

Metrô: Französische Straße, linha U6.

Lugares próximos

Nova Casa da Guarda (118 m)
Unter den Linden (210 m)
Museu de História Alemã (221 m)
Museu Antigo de Berlim (410 m)
Gendarmenmarkt (415 m)