Filmes sobre Berlim

Filmes sobre Berlim

Centenas de filmes e séries foram gravados em Berlim, transformando a capotal alemã em cenário e protagonista. Entre na história de Berlim através do cinema.

Não há uma maneira melhor de conhecer a história de Berlim que através dos diversos filmes baseados na Berlim do século XX. Para que a visita à cidade seja mais interessante, esses são alguns dos filmes que recomendamos ver:

Filmes recomendados antes de viajar

  • Good bye, Lenin! (2003): uma mulher orgulhosa de suas ideias socialistas sofre um infarto e entra em coma dias antes da queda do Muro de Berlim. Oito meses depois acorda e, para evitar que sofra outro infarto, seu filho tenta ocultar o triunfo do capitalismo em uma Alemanha reunificada.
  • Os falsários (2007): No Campo de Concentração de Sachsenhausen, um grupo de judeus é obrigado a falsificar libras esterlinas e dólares americanos. O sucesso de seu trabalho poderia prolongar a guerra e representar a vitória dos alemães, mas, em troca, os falsários vivem sob melhores condições que os outros presos. 
  • A vida dos outros (2006): Um oficial da Stasi (polícia secreta do regime comunista da RDA) recebe a ordem de espiar um casal formado por um prestigioso escritor e uma popular atriz. A missão termina influenciando sua vida até um ponto que ele não poderia chegar a imaginar. 

Outros filmes ambientados em Berlim

  • Verão em Berlim (2005): Duas amigas que vivem em uma casa da antiga Berlim Oriental refletem sobre suas vidas e desejos. 
  • Berlim fica na Alemanha (2001): Depois de 11 anos na prisão, um jovem é colocado em liberdade para contemplar que o Muro de Berlim caiu e que o mundo da República Democrática Alemão ao que pertencia já não existe. 
  • Alameda do Sol (1999): Um grupo de crianças tenta permanecer alheio aos rigores militares e policiais que sofre o bairro de Sonnenallee, situado na fronteira com a Alemanha socialista.
  • Asas do desejo (1987): Dois anjos da guarda sobrevoam Berlim contemplando o muro e os acontecimentos que os rodeiam, enquanto só as crianças e alguns sortudos podem vê-los. Um deles se apaixona por uma jovem e decide sacrificar sua imortalidade por ela.
  • A morte não manda aviso (1966): O serviço de inteligência britânico envia o agente Quiller a Berlim para substituir outro agente que foi assassinado por uma organização nazista. 
  • Cupido não tem bandeira (1961): O representante de uma multinacional de refrigerantes em Berlim Ocidental planeja colocar sua marca na URSS até que recebe a tarefa de cuidar de uma irresponsável jovem de 18 anos. A jovem, escapando de sua vigilância, se apaixona por um comunista.