Ampelmännchen

Descubra o que é o Ampelmännchen, quem é o misterioso homem do chapéu e por que se tornou um ícone da cultura popular alemã e no símbolo de Berlim.

O Ampelmännchen é a silhueta típica dos semáforos de pedestres do setor de Berlim da extinta República Democrática Alemã (Berlim Oriental).

Criado em 1961, o pequeno homem de chapéu tinha uma aparência bastante infantil, com uma cabeça grande e as pernas curtas, mas conquistou uma enorme popularidade que ainda hoje se mantém. 

Longa vida ao Ampelmännchen

Depois da reunificação da Alemanha houve várias tentativas de padronizar todos os semáforos do país, mas isso nunca aconteceu, por isso podemos ver diferentes tipos de semáforos colocados por toda a cidade.

Em 1995, começaram as campanhas de solidariedade pelo Ampelmännchen, reivindicando que ele era parte da cultura alemã oriental. Os protestos tiveram efeito e muitos dos antigos semáforos que haviam sido retirados voltaram a ser colocados.

Hoje em dia podemos encontrar o simpático bonequinho por todos os lados em Berlim, estampado em camisetas, meias, copos e semáforos de brinquedo, entre outras centenas de opções.

-publicidad2-