Trabant

Popularmente conhecido como Trabbi, Trabant foi o carro mais popular da República Democrática Alemã. Descubra por que foi considerado o automóvel comunista por excelência.

Um dos grandes símbolos de Berlim é o Trabant, que pode ser visto em fotos, grafites ou transformado em objeto de colecionador. Mas, o que é o Trabant?

Trabant significa “companheiro viageiro” e era conhecido como Trabbi, o carro comunista por excelência, um pequeno veículo de baixo custo que praticamente possuía o monopólio automotivo da República Democrática Alemã.

Como uma carroceria feita de papelão e resina de Moscou e um motor de dois cilindros, o Trabant se tornou um desejado veículo capaz de transportar quatro adultos e malas.

Uma longa espera

Os moradores de Berlim Oriental demoravam vários anos para conseguir seu pequeno Trabant. Algumas vezes passavam mais de dez anos desde o momento em que se inscreviam na lista de espera até que recebiam o pedido. Por isso, os mais espertos, quando tinham um filho, já o colocavam na lista. 

Um grande protagonista

O pequeno Trabant teve uma grande importância durante a época do Muro de Berlim, já que foram muitos os cidadãos que o utilizaram para se esconder e tentar atravessar a fronteira, conforme se pode ver no Museu do Checkpoint Charlie