Metrô de Berlim (U-Bahn)

O metrô de Berlim, conhecido como U-Bahn, tem, além de uma história mais surpreendente que o de outras cidades, uma rede que alcança quase qualquer ponto de Berlim.

O metrô de Berlim (U-Bahn) começou a ser construído em 1902 e conta com uma longa e turbulenta história. Durante a I e a II Guerra Mundial, sua construção teve que ser paralisada e as instalações sofreram muitos danos que foram resolvidos posteriormente. Mais tarde, durante a divisão da cidade, a rede de metrô também foi dividida, deixando algumas estações “fantasma” na zona intermediária entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

Hoje em dia, o metrô de Berlim é um dos mais funcionais da Europa, o que faz com que os deslocamentos pela cidade sejam rápidos e seguros.

Linhas

O metrô de Berlim é composto por 9  linhas, todas com trechos subterrâneos e alguns que vão sobre a superfície. 

Plano de transportes de Berlín
Mapa de transportes de Berlim
  • Linha U1 (Verde): Inaugurada em 1902, trata-se de uma das linhas mais antigas de Berlim, que percorre a cidade de leste a oeste, desde a estação de Uhlandstraße até Warschauer Straße. A linha tem algumas paradas interessantes para os turistas, como Kurfürstendamm, onde está a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, ou Wittrnbergplatz, situada ao lado do conhecido shopping KadeWe.  
  • Linha U2 (Vermelha): Outra das linhas de metrô mais antigas da cidade, faz um interessante trajeto que começa na estação de Ruhleben, a oeste da cidade, para se deslocar em sentido leste e terminar no norte com a estação de Pankow. A linha U2 para em alguns dos lugares mais importantes de Berlim, como a Alexanderplatz e a Potsdamer Platz
  • Linha U3 (Verde azulado): A linha U3 circula entre a estação de Krumme Lanke, a sudoeste da cidade, e vai até Nollendorfplatz, no centro de Berlim. Trata-se de uma linha pouco útil para os turistas, a não ser que seu hotel esteja em uma dessas paradas. 
  • Linha U4 (Amarela): Com menos de três quilômetros de comprimento e apenas cinco estações, a linha U4 é uma das menores de Berlim. Inaugurada em 1910, a linha realiza o pequeno trajeto entre Nollendorfplatz a Innsbrucker Platz
  • Linha U5 (Marrom): A linha U5 circula desde o leste da cidade, começando na estação de Hönow, até a emblemática estação de Alexanderplatz. Trata-se de uma linha que resulta útil para chegar ao conhecido bairro de Friedrichshain, com sua estação Frankfurter Tor, de onde se pode chegar passeando até a Simon Dache Strasse, uma boa zona para comer. Atualmente, se conhece como linha U55 uma parte da futura extensão da linha 5 e que hoje em dia tem 3 estações, que vão de Hauptbahnhof até Brandenburger Tor passando pelo Parlamento
  • Linha U6 (Roxa): A linha U6 do metrô circula desde a estação Alt-Tegel, no noroeste, até Friedrichstraße, no centro, e desce ao sul terminando seu percurso na estação Alt-Mariendorf. Uma das paradas mais importantes da linha é em Kochstraße, que está muito perto do Checkpoint Charlie
  • Linha U7 (Azul claro): Trata-se da linha mais extensa do metrô de Berlim. Possui 40 paradas ao longo de mais de 30 quilômetros de comprimento, durante os quais cruza a cidade de noroeste, na estação Rathaus Spandau, até o sudeste, terminando na estação Rudow. Uma das paradas mais importantes é Richard-Wagner-Platz, situada ao lado do Palácio Charlottenburg. ‎
  • Linha U8 (Azul escuro): Percorre a cidade desde a estação de Wittenau, situada no norte da cidade, até chegar a Hermannstraße no sul. 
  • Linha U9 (Laranja): A linha U9 faz 18 paradas no trajeto que vai da estação Osloer Straße, no norte da cidade, a Rathaus Steglitz, situada no sul. Uma das paradas mais emblemáticas da linha é Kurfürstendamm, situada ao lado da Igreja Memorial Kaiser Wilhelm. 

Horário e frequência

O horário do metrô de Berlim é, aproximadamente, das 4:30 às 00:30 horas.

A frequência entre os trens costuma ser de 3 a 5 minutos nos horários de pico e alguns minutos mais durante o resto do dia.

Às sextas, sábados, domingos e feriados, a maior parte das linhas funciona praticamente a noite inteira.

Tarifas

Você pode consultar as tarifas do metrô e do resto dos meios de transporte na seção: Tarifas e abonos