Parlamento Alemão de Berlim

Parlamento Alemão de Berlim

Com uma cúpula muito chamativa desenhada por Norman Foster, este edifício de estilo clássico se tornou um dos símbolos de Berlim. 

O antigo edifício do Reichstag é a sede do Parlamento Alemão (Deutscher Bundestag). Trata-se de um edifício histórico com aspecto de templo clássico, coroado por uma grande cúpula moderna pela qual se pode transitar.

Situado ao lado da linha que marca o Muro de Berlim, o Reichstag permaneceu quase 29 anos separado do Portão de Brandemburgo, apesar da proximidade.

Alguns acontecimentos

A construção do edifício do parlamento foi finalizada em 1894. Durante seus primeiros anos, abrigou as forças políticas alemãs até que, com o fim da I Guerra Mundial, trabalhadores e soldados ocuparam o edifício e foi declarada a República de Weimar.

Com a chegada dos nazistas ao poder, teve início uma política de repressão e intimidação que fez com que o Parlamento perdesse seu poder. Em 1933, o edifício foi vítima de um suspeitoso incêndio do qual nunca se soube o culpado. A postura adotada foi a de acusar um suposto agitador comunista holandês, fazendo com que os nazistas saíssem completamente beneficiados.

Hitler, aproveitando a situação, aboliu a maioria dos direitos fundamentais da Constituição de 1919 da República de Weimar.

Depois da II Guerra Mundial, o edifício do parlamento ficou destruído e houve um intenso debate sobre sua derrubada ou reconstrução. Finalmente, em 1956, optaram por reconstruí-lo, embora sem refazer sua cúpula original.

A visita ao Parlamento

Depois de subir com o elevador, irão te entregar um áudio guia que irá acompanhá-lo na visita. Nesse momento, você encontrará o elemento mais espetacular do edifício, a cúpula de cristal que está situada diretamente sobre a Sala de Plenos do Parlamento.

A cúpula, redesenhada pelo arquiteto Norman Foster para a reconstrução do edifício, pretende ser um elemento simbólico que deixa claro que esse lugar é o centro da democracia parlamentar, e o povo, da parte superior, pode ver que todos os assuntos são levados com claridade.

No interior da cúpula é possível ver diversas fotos antigas, através das quais é contada a história do Parlamento e seus momentos mais importantes.

Na parte superior, é possível sair a céu aberto, embora as vistas não sejam tão boas comparadas às da Torre da Televisão ou da Catedral de Berlim.

É necessário reservar com antecedência

Atualmente é necessário fazer uma reserva de forma antecipada para poder visitar o Parlamento. É possível fazer a reserva no site oficial:

Horário

Todos os dias, das 8:00 às 24:00 horas (Última entrada às 22:00 horas).

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Bundestag, linha U55.
Ônibus: linha 100.

Lugares próximos

Portão de Brandemburgo (288 m)
Pariser Platz (326 m)
Monumento do Holocausto (555 m)
Potsdamer Platz (1 km)
Unter den Linden (1 km)