
Parlamento Alemão de Berlim
Com uma cúpula muito chamativa desenhada por Norman Foster, este edifício de estilo clássico se tornou um dos símbolos de Berlim.
O antigo edifício do Reichstag é a sede do Parlamento Alemão (Deutscher Bundestag). Trata-se de um edifício histórico com aspecto de templo clássico, coroado por uma grande cúpula moderna pela qual se pode transitar.
Situado ao lado da linha que marca o Muro de Berlim, o Reichstag permaneceu quase 29 anos separado do Portão de Brandemburgo, apesar da proximidade.
Alguns acontecimentos
A construção do edifício do parlamento foi finalizada em 1894. Durante seus primeiros anos, abrigou as forças políticas alemãs até que, com o fim da I Guerra Mundial, trabalhadores e soldados ocuparam o edifício e foi declarada a República de Weimar.
Com a chegada dos nazistas ao poder, teve início uma política de repressão e intimidação que fez com que o Parlamento perdesse seu poder. Em 1933, o edifício foi vítima de um suspeitoso incêndio do qual nunca se soube o culpado. A postura adotada foi a de acusar um suposto agitador comunista holandês, fazendo com que os nazistas saíssem completamente beneficiados.
Hitler, aproveitando a situação, aboliu a maioria dos direitos fundamentais da Constituição de 1919 da República de Weimar.
Depois da II Guerra Mundial, o edifício do parlamento ficou destruído e houve um intenso debate sobre sua derrubada ou reconstrução. Finalmente, em 1956, optaram por reconstruí-lo, embora sem refazer sua cúpula original.
A visita ao Parlamento
Depois de subir com o elevador, irão te entregar um áudio guia que irá acompanhá-lo na visita. Nesse momento, você encontrará o elemento mais espetacular do edifício, a cúpula de cristal que está situada diretamente sobre a Sala de Plenos do Parlamento.
A cúpula, redesenhada pelo arquiteto Norman Foster para a reconstrução do edifício, pretende ser um elemento simbólico que deixa claro que esse lugar é o centro da democracia parlamentar, e o povo, da parte superior, pode ver que todos os assuntos são levados com claridade.
No interior da cúpula é possível ver diversas fotos antigas, através das quais é contada a história do Parlamento e seus momentos mais importantes.
Na parte superior, é possível sair a céu aberto, embora as vistas não sejam tão boas comparadas às da Torre da Televisão ou da Catedral de Berlim.
É necessário reservar com antecedência
Atualmente é necessário fazer uma reserva de forma antecipada para poder visitar o Parlamento. Você poderá reservar os ingressos para visitar grátis o Parlamento de Berlim neste link:



Horário
Todos os dias das 8h00 às 00h00 (última entrada às 21h45)
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Portão de Brandemburgo (288 m) Pariser Platz (326 m) Monumento do Holocausto (555 m) Potsdamer Platz (1 km) Unter den Linden (1 km)