Igreja Memorial Kaiser Wilhelm

Igreja Memorial Kaiser Wilhelm

Bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, quando esteve a ponto de ser demolida, foi tomada a decisão de criar um monumento comemorativo com os restos da igreja. 

A Igreja neorromânica Kaiser-Wilhelm- Gedächtniskirche (igreja em homenagem ao imperador Wilhelm) foi construída sob o mandato do Kaiser Wilhelm II em homenagem ao seu avô, o Kaiser Wilhelm I. A igreja não foi um edifício de especial importância até ter sido destruída pelas bombas dos ataques aliados durante a II Guerra Mundial

Em 1950 houve planos de demolição, mas os cidadãos negaram e se tomou a decisão de criar um monumento comemorativo com os restos da igreja.

Seu exterior destruído e enegrecido pretende recordar a insensatez da guerra. No interior, uma pequena exposição mostra algumas fotos da época em que a igreja ficou destruída pelos bombardeios. 

Edifícios próximos

Na frente da entrada da igreja foi construída uma moderna capela (chamada Igreja Nova) formada por cristais azuis que refletem uma bela luz em seu interior.

Na parte de trás da igreja está um edifício octogonal repleto de janelas azuis que foi construído como campanário em 1960. Atualmente abriga uma loja de souvenires.

A forma dos três edifícios faz com que sejam chamados de forma coloquial de “o estojo de pó-de-arroz, o dente careado e o batom”. 

Uma igreja muito especial

A Igreja do Kaiser Wilhelm é um dos monumentos mais interessantes de Berlim. Seu estilo peculiar de castelo destruído dá um encanto especial que realmente consegue alcançar seu objetivo: lembrar todos aqueles que o vejam que, com a guerra, só se consegue destruir pessoas e tesouros arquitetônicos.

Vale a pena lembrar que a igreja marca o início da Kurfürstendamm, a rua mais importante de Berlim junto com a Unter den Linden

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Kurfürstendamm, linhas U1 e U9; Zoologischer Garten, linhas U2 e U9.
Trem: Zoologischer Garten, linhas S5, S7, S9 e S75.
Ônibus: linhas M19, M29, M46, X9, X10, X34, 100, 109, 110, 145, 200, 204 e 245.

Lugares próximos

Kurfürstendamm (1.4 km)
Potsdamer Platz (2.7 km)
Museu Alemão de Tecnologia (2.9 km)
Museu Berggruen (3.1 km)
Monumento do Holocausto (3.1 km)