
East Side Gallery
O maior trecho preservado do Muro de Berlim foi transformado na East Side Gallery, a maior galeria de arte ao ar livre do mundo: centenas de grafites documentam as mudanças após a Guerra Fria.
O maior trecho que se conserva dos restos do Muro de Berlim mede 1,3 quilômetro e é conhecido como East Side Gallery, a maior galeria de arte ao livre do mundo.
Ao longo do muro, você pode ver centenas de grafites de artistas procedentes de todo o mundo, que tentaram mostrar através de suas obras a mudança produzida após a queda do Muro de Berlim. Por meio de suas obras expressam uma grande sensação de euforia e esperança por um futuro livre e melhor.
Através das pinturas, os artistas expressam seus protestos e mensagens como memória de um momento histórico muito importante.
Imagens mais chamativas
É possível encontrar obras realmente boas ao longo do muro, mas são especialmente chamativas as pinturas do líder russo Leonid Brezhnev beijando Erich Honecker, líder da República Democrática Alemã, e a imagem de um Trabant (o carro usado na Alemanha Oriental) atravessando o muro.
Um lugar especial
Berlim é uma cidade que não esquece seu recente passado. Os restos do muro já formam parte da cidade e a East Side Gallery é um dos trechos mais importantes que se conservam, por isso não é nem necessário dizer que sua visita é mais que obrigatória.


Lugares próximos
Alexanderplatz (2.8 km) Torre de Televisão de Berlim (Fernsehturm) (2.9 km) Museu do DDR (3.2 km) Museu Judeu de Berlim (3.2 km) Catedral de Berlim (3.2 km)