East Side Gallery

A East Side Gallery está no maior trecho do Muro de Berlim que ainda se conserva. Em seus 1.300 metros, podemos ver os grafites de importantes artistas. 

O maior trecho que se conserva dos restos do Muro de Berlim mede 1,3 quilômetro e é conhecido como East Side Gallery, a maior galeria de arte ao livre do mundo

Ao longo do muro, você pode ver centenas de grafites de artistas procedentes de todo o mundo, que tentaram mostrar através de suas obras a mudança produzida após a queda do Muro de Berlim. Por meio de suas obras expressam uma grande sensação de euforia e esperança por um futuro livre e melhor.

Através das pinturas, os artistas expressam seus protestos e mensagens como memória de um momento histórico muito importante.

Imagens mais chamativas

É possível encontrar obras realmente boas ao longo do muro, mas são especialmente chamativas as pinturas do líder russo Leonid Brezhnev beijando Erich Honecker, líder da República Democrática Alemã, e a imagem de um Trabant (o carro usado na Alemanha Oriental) atravessando o muro. 

Um lugar especial

Berlim é uma cidade que não esquece seu recente passado. Os restos do muro já formam parte da cidade e a East Side Gallery é um dos trechos mais importantes que se conservam, por isso não é nem necessário dizer que sua visita é mais que obrigatória.

Transporte

Metrô: Warschauer Straße, linha U1.
Trem: Ostbahnhof, linhas S3, S5, S7, S9 e S75.