Berliner Unterwelten

Berliner Unterwelten é uma associação sem fins lucrativos que faz tours pelo subsolo de Berlim. Em seus percursos, eles te farão voltar à época da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria

Embora inicialmente Hitler tenha afirmado que a Luftwaffe alemã não deixaria que nenhum outro país bombardeasse as cidades alemãs, quando começou o declive alemão na II Guerra Mundial, começou a construção de bunkers nas principais cidades, especialmente em Berlim.

Durante a Guerra Fria, esse sistema de túneis e bunkers adquiriu especial importância e em alguns casos foi melhorado e preparado para um possível conflito.

Nenhuma das duas Alemanhas investiu muito tempo em criar novos bunkers ou em preparar os que já existiam para um conflito nuclear, já que a possibilidade de ataques nucleares era muito baixa por se tratar de uma cidade dividida. 

Visitando os bunkers

Durante o percurso dos tours do Unterwelten Museum, um guia acompanha os visitantes através do interior de um dos mais de 3.000 bunkers que existem na capital alemã.

Percorrendo o subsolo, você pode saber como os bunkers foram usados durante a guerra, quem os utilizou e quanta gente chegou a entrar neles durante os últimos dias de conflito, além de interessantes e assustadoras histórias que aconteceram entre suas paredes de concreto.

A empresa, sem fins lucrativos, oferece tours em vários idiomas, como inglês, espanhol e francês. Não é possível fazer reservas nem compras antecipadas, por isso recomendamos chegar com tempo suficiente para poder fazer a visita no idioma desejado. 

Tours para todos os gostos

Dependendo do dia que você fizer a excursão, o percurso pode variar entre as seguintes opções, todas igualmente interessantes: 

  • Mundo em trevas: Durante os ataques aéreos ocorridos durante a II Guerra Mundial, cerca de 80% da cidade de Berlim foi destruída. Através da visita a um dos poucos bunkers que se conserva intacto, você poderá descobrir como era o dia a dia dos berlinenses que se aglomeravam em seu interior tentando sobreviver
  • “Da Torre de Proteção” à “Montanha de Escombros”: Hitler mandou construir várias fortalezas antiaéreas para proteger a população civil. Durante o percurso por dois dos andares de uma das torres, o guia irá te contar a história e os usos dessa grande estrutura. 
  • Metrô, bunker e Guerra Fria: Através dessa visita aos refúgios subterrâneos é mostrada aos visitantes a história da cidade de uma perspectiva pouco convencional
  • O Muro e suas fissuras: Nesse roteiro são contadas as histórias dos túneis de fuga, as galerias subterrâneas que foram delatadas, algumas que fracassaram e outras que foram um grande sucesso. 
  • A “Máquina do Tempo” Fichtebunker: Trata-se de um tour em um antigo gasômetro, com mais 130 anos, que acabou se tornando um bunker durante a II Guerra e que depois teve os mais diversos e insólitos usos.

A melhor experiência em Berlim

Exceto se você tiver clautrofobia, essas visitas te farão voltar a Berlim do final da Segunda Guerra Mundial. Todos os tours vão superar as suas expectativas.

Horário

Dezembro a fevereiro
De quinta a segunda, das 10:00 às 16:00 horas.
Terças e quartas, das 10:00 às 14:00 horas.
Março
Aberto diariamente, das 10:00 às 16:00 horas.
Abril a outubro
De segunda a sexta, das 10:00 às 16:00 horas.
Sábados, domingos e feriados, das 9:00 às 16:00 horas.
Novembro
Aberto diariamente, das 10:00 às 16:00 horas.
Os horários dos tours podem variar.

Preço

De 11€ a 14€ dependendo do tour.

Transporte

Metrô: Gesundbrunnen, linha U8.
Trem: Gesundbrunnen, linhas S1, S2, S25, S41 e S42.

Lugares próximos

Hamburger Bahnhof (2.5 km)
Tacheles (2.6 km)
Museu Bode (2.9 km)
Museu Pergamon (3 km)
Antiga Galeria Nacional de Berlim (3.1 km)