Catedral de Berlim

Construída entre 1894 e 1905, a Catedral de Berlim é o edifício religioso mais representativo da cidade. Sua cúpula oferece as melhores vistas de Berlim. 

A Catedral de Berlim (Berliner Dom) se levanta majestosa nas proximidades do Rio Spree, coroada por uma cúpula de cobre de cor esverdeada

Trata-se do edifício religioso mais representativo de Berlim, situado em frente ao jardim Lustgarten, entre a Ilha dos Museus e o solar antes ocupado pelo Palácio Imperial.

Um pouco de história

O edifício da catedral foi construído entre 1894 e 1905 sobre o alicerce de uma pequena catedral barroca de 1747, justo em frente ao Palácio Imperial.

Essa proximidade com o palácio fazia da catedral a principal igreja da corte da dinastia Hohenzollern, além de ser o lugar onde eram sepultados os membros da família.

Em 1944, assim como a maioria dos edifícios de Berlim, o templo foi destruído por uma bomba que caiu sobre a cúpula, causando graves danos ao interior.

Embora as tarefas de reconstrução tenham começado em 1975, foram longas e caras e terminaram apenas em 2002.

No interior

Dentro da catedral se destacam especialmente o recinto do altar, feito com mármore branco e ônix amarelo, como o imponente órgão de transmissão pneumática.

Também é interessante o acesso que era usado pelo casal imperial quando ia à catedral, já que possuía uma escada própria com todo tipo de luxo, através da qual chegavam ao Camarote Imperial.

A Cripta dos Hohenzollern

Os sótãos da catedral guardam um importante tesouro: a Cripta dos Hohenzollern, conhecida por hospedar os sarcófagos dos membros da dinastia Hohenzollern.

Na cripta podemos ver mais de 90 túmulos dos membros da família imperial falecidos desde o final do século XVI até o início do século XX.

Através dos suntuosos sarcófagos e caixões são documentados mais de 500 anos de cultura funerária de Brandemburgo e da Prússia.

Uma cúpula com vista

O trajeto até a cúpula é feito por um caminho um pouco complicado, como se fosse chegar a um desvão abandonado, mas, depois de subir os 270 degraus que levam até o alto da cúpula da catedral, você pode curtir uma bela vista do centro de Berlim que realmente faz a subida valer a pena.

-publicidad-

Horário

De abril a setembro
De segunda a sábado, das 9:00 às 20:00 horas.
Aos domingos e feriados, das 12:00 às 20:00 horas.
De outubro a março
De segunda a sábado, das 9:00 às 19:00 horas.
Domingos e feriados, das 12:00 às 19:00 horas.
 

Preço

Adultos: 7€.
Estudantes: 5€.

Transporte

Trem: Hackescher Markt, linhas S5, S7, S9 e S75.