Museu Novo de Berlim

Museu Novo de Berlim

O Museu Novo é a joia dos cinco museus que formam a Ilha dos Museus. Tanto sua arquitetura quanto sua coleção são surpreendentes e imprescindíveis 

O Museu Novo (Neues Museum) é a joia dos cinco museus que formam a Ilha dos Museus. O fato de que tenha permanecido fechado durante 70 anos e tenha sido reaberto apenas em 2009 faz com que seja um dos mais visitados de Berlim

Um pouco de história

Construído entre 1843 e 1855, o edifício sofreu danos severos durante a Segunda Guerra Mundial e, durante os 40 anos seguintes, as ruínas ficaram expostas às inclemências meteorológicas. Apenas em 1980 foi quando começaram os primeiros esforços para tentar protegê-lo.

Em 1997, o arquiteto britânico David Chipperfield foi escolhido para realizar a construção do edifício, mas as obras começaram apenas em 2003.

As salas destruídas foram reformadas seguindo as linhas do edifício original, embora o arquiteto também tenha colocado suas próprias ideias e o edifício não seja uma cópia literal do original.

O Museu Novo foi aberto recentemente ao público depois de permanecer fechado durante mais de 70 anos.

Museu Egípcio e Coleção de Papiros

Com mais de 2.500 objetos em exposição espalhados em 3.600 metros quadrados divididos em três andares, a seção do Egito é provavelmente a mais importante do Museu Novo.

É possível ver múmias, figuras funerárias usadas para os rituais de enterro e diversos objetos, embora, sem dúvida, a obra-prima do museu seja o busto de Nefertiti, conservado em perfeitas condições desde sua criação em 1351 a.C.

Museu de Pré-história e História Antiga

Ao longo das exposições há objetos da Idade da Pedra e outros procedentes da Idade de Ouro e de Bronze, além de diversas estátuas e objetos procedentes da época romana.

Nessa área se destacam especialmente um chapéu cerimonial de 3.000 anos de idade capaz de prever os eclipses lunares, e uma enorme estátua de Helios, do século II.

Espetacular

O Museu Novo é um dos museus mais espetaculares do mundo, não só pelas coleções que abriga, mas pela grandiosidade do edifício. Cada uma das salas é diferente da anterior, mas todas têm algo especial e surpreendente.

É o melhor museu de Berlim junto com o Museu Pergamon.

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas (quintas até as 20:00 horas).

Preço

Adultos: 12€.
Estudantes: 6€.
Museumpass Berlin: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Friedrichstraße, linha U6.
Trem: Friedrichstraße, linhas S1, S2, S5, S7, S9, S25 e S75.
Ônibus: Straatsoper, linha TXL; Lustgarten, linhas 100 e 200; Friedrichstrasse, linha 147.