Monumento do Holocausto

2.711 blocos de concreto de diferentes alturas formam esse monumento em homenagem aos judeus assassinados. Algumas pessoas ficam impressionadas, outras não gostam, mas ninguém fica indiferente.

Construído nos arredores do Portão de Brandemburgo entre 2003 e 2005, o monumento em homenagem aos judeus assassinados na Europa busca refletir sobre a noção de monumento em si mesma. A tradução literal do nome alemão é “Monumento memorial aos judeus assassinados na Europa”.

Trata-se de um espaço formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas que permite aos visitantes escolher seu caminho de entrada e saída.

Do sudeste do monumento você pode ter acesso ao espaço subterrâneo onde funciona o centro de informação.

Centro de informação

A visita ao centro de informação começa com um resumo da política nacional-socialista de extermínio adotada entre 1933 e 1945.

Na seguinte parte da exposição, você pode ler os depoimentos de algumas pessoas, além da história de diferentes famílias antes, durante e depois da perseguição.

Uma das salas mais impactantes é a que mostra suas paredes cobertas com os nomes e anos de nascimento e morte das vítimas do holocausto.

A leitura dos nomes e biografias da forma em que se apresentam poderia durar mais de 6 anos.

Diferente para cada pessoa

O Monumento ao Holocausto provoca uma grande diversidade de opiniões entre seus visitantes. Para alguns, é uma experiência impressionante caminhar por seus corredores, enquanto para outros é um lugar bastante feio de se ver.

Seja qual for o resultado da visita, o que está claro é que o monumento é uma parada obrigatória para todos os turistas que, sem se importar com o que os outros contem, devem formar sua própria opinião.

Horário

Monumento: todos os dias, 24 horas.
Centro de informação
De abril a setembro
De terça a domingo, das 10:00 às 20:00 horas.
De outubro a março
De terça a domingo, das 10:00 às 19:00 hor

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Potsdamer Platz e Mohrenstrasse, linha U2.
Trem: Unter den linden e Potsdamer Platz, linhas S1, S2 e S26.
Ônibus: linhas 100, 123, 148, 200, M41 e TXL.