Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt

Com suas dois igrejas gêmeas e o Konzerthaus, a praça Gendarmenmarkt, construída no século XII, é uma das praças mais bonitas de Berlim.

A Praça Gendarmenmarkt, construída no século XII, é uma das zonas mais bonitas de Berlim. O nome da praça vem do Regimento Gens d’Armes (homens armados) que estavam aquartelados nela. 

As igrejas gêmeas

Dos dois lados da praça podemos ver duas igrejas barrocas idênticas que se completam com uma torre coroada por uma cúpula.

A igreja da zona norte, Französischer Dom (Igreja Francesa), foi construída para os huguenotes franceses que se trasladaram à zona no século XVIII.

Em 1708, a comunidade luterana construiu uma igreja no sul da praça, a Deutscher Dom (Igreja Alemã), similar à francesa e, anos depois, em 1785, colocaram uma torre praticamente idêntica à francesa.

A igreja alemã sofreu graves danos durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1980, foi transformada em um centro artístico que mais tarde se tornou um museu sobre a história da democracia alemã.

No museu são expostos assuntos como as Revoltas de 1848, os estados nazistas ou a RDA.

Entre as igrejas está a Konzerthaus Berlim, sede da Orquestra de Berlim. Seu interior, destruído completamente durante a Segunda Guerra Mundial, teve que ser restaurado para poder ser usado novamente.

Melhor por fora

Você pode subir na cúpula da igreja francesa, mas não vale a pena pagar a entrada porque, depois de subir tantas escadas, as vistas são decepcionantes (incomparáveis com as da Catedral).

Não é necessário pagar a entrada para ver as exposições da igreja alemã, embora tampouco sejam muito interessantes e essa igreja não oferece vista exterior.

Transporte

Metrô: Hausvogteiplatz, linha U2; Französische Straße, linha U6.

Lugares próximos

Unter den Linden (401 m)
Bebelplatz (415 m)
Nova Casa da Guarda (501 m)
Museu de História Alemã (576 m)
Checkpoint Charlie (695 m)