Tacheles

Localizado em um edifício em ruínas da conhecida rua Oranienburger, Tacheles é o centro cultural alternativo mais famoso de Berlim. Foi um edifício ocupado desde a queda do Muro.

Tacheles, localizado em um edifício em ruínas da conhecida rua Oranienburger, foi o centro cultural alternativo mais famoso de Berlim. Atualmente está fechado à espera de que o espaço seja ocupado pelas instalações de um hotel. 

O nascimento do Centro Cultural Tacheles 

O que começou há anos sendo uma casa ocupada se tornou o lugar ideal de originais exposições, shows e cafeterias.

Depois da queda do Muro de Berlim, o governo decidiu demolir o edifício, que estava em ruínas devido aos bombardeios produzidos durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de jovens artistas procedentes de todo o mundo se antecipou à demolição e se instalou no edifício, conseguindo salvá-lo.

Ocupação? Sim, obrigado

Depois da queda do Muro de Berlim, nos bairros do leste de Berlim surgiu uma subcultura com a filosofia principal da autonomia, improvisação e espontaneidade.

Muitos artistas ocuparam os edifícios que tinham ficado vazios devido à migração do leste ao oeste e os cidadãos acreditavam que era uma boa ideia que alguém desse um uso aos edifícios ao invés de deixar que fossem derrubados. 

O que havia em Tacheles 

Ao longo dos cinco andares do edifício era possível encontrar várias oficinas de artistas e alguns bares para tomar algo enquanto se curtia uma atmosfera diferente, acompanhados pela música de algum artista desconhecido.

O pátio do Kunsthaus Tacheles era a improvisada oficina de excêntricos artistas que trabalhavam e expunham suas obras para vendê-las ao ar livre.

Imprescindível

Tacheles suscitava diferentes opiniões, muitos gostavam e para outros parecia um lugar desorganizado e sujo, mas era um dos lugares mais emblemáticos de Berlim e sua visita era uma das imprescindíveis até seu recente fechamento.

Transporte

Metrô: Oranienburger Tor, linha U6.
Trem: Oranienburger Straße, linhas S1, S2 e S25.