Casa da Conferência Wannsee

Casa da Conferência Wannsee

A Casa da Conferência de Wannsee tomou seu nome da conferência Wannsee, um evento que aconteceu nesse local em 1942 com o objetivo de determinar como realizar “A Solução Final da Questão Judaica”

Uma antiga mansão construída em 1915 na cidade de Wannsee ganhou especial importância na história depois de ser usada como centro de reuniões das SS entre 1841 e 1945

Entrando no contexto

O momento mais importante da Casa da Conferência de Wannsee (Haus der Wannsee-Konferenz) foi a realização da “Conferência de Wannsee” no dia 20 de janeiro de 1942.

Durante a reunião, 15 altos cargos das SS, do NSDAP (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores) e vários ministros tomaram as decisões relativas à “Solução Final”, referente ao assassinato dos judeus europeus.

Nesse dia se falou das medidas que vinham sendo tomadas desde 1941, além dos métodos de assassinato praticados.

Nas atas escritas durante a reunião, que foram encontradas em 1947, se pode ler todos os detalhes do plano para realizar o assassinato massivo de judeus graças à participação da Administração do Estado Alemão.

A exposição

Ao longo da exposição, situada em todos os espaços da casa, os visitantes são informados sobre os antecedentes da perseguição aos judeus, a privação de seus direitos, a reclusão em guetos e campos de concentração e, finalmente, do assassinato dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma visita educativa

Através das fotografias e dos textos nos quais estão parte dos expedientes, o visitante chega a entender a fundo o contexto da situação, que parece mais de filme do que real.

São especialmente comovedores os relatos sobre as barbáries cometidas nos diferentes campos de concentração, além dos depoimentos de alguns sobreviventes que nunca puderam esquecer o ocorrido.

Se você tiver tempo suficiente, vontade de ler e souber inglês, é uma visita muito recomendada. Além disso, devido à sua localização, é uma boa parada de caminho a Potsdam. Se algum dos requisitos não se cumpre, é melhor deixar a visita de lado.

Horário

Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Trem: Wannsee, linhas S1 e S7 + Ônibus: Haus der Wannseekonferenz, linha 114.

Lugares próximos

Potsdam (8.3 km)
Kurfürstendamm (12.7 km)
Museu Berggruen (13 km)
Palácio Charlottenburg (13.2 km)
Igreja Memorial Kaiser Wilhelm (14 km)